Capa

Sicredi Integração RS/MG vai doar R$ 100 mil em suprimentos às vítimas das enchentes de MG

14.01.2022  |    92 visualizações Sicredi

Comunidade também pode doar via PIX para ajudar os atingidos

A chuva persistente que assola Minas Gerais tem vitimado pessoas, causado prejuízos ainda incalculáveis e obrigando moradores a deixarem suas casas. O cenário é de ruas transformadas em rios, deslizamentos de terras, pontes interditadas e comércios debaixo d'água. Atenta a tudo isso e solidária às comunidades mais atingidas nos municípios onde atua, a Sicredi Integração RS/MG decide fazer uma grande doação de alimentos, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal. Serão destinados em torno de R$ 100 mil para a compra dos materiais, cujas demandas foram levantadas junto a entidades.

Os suprimentos serão destinados a Itabirito, Congonhas, Ouro Preto e Mariana, situados nas regiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes. Como o acesso às localidades está comprometido ou inviabilizado, a aquisição de suprimentos será feita nos estabelecimentos dos próprios municípios, sendo também uma forma de a cooperativa ajudar a economia local. Confira algumas informações complementares de cada município:

Itabirito - há cerca de 100 famílias desabrigadas e 100% da área central do município foi afetada.  A agência da Sicredi Integração RS/MG também foi atingida pela enchente. O atendimento aos associados chegou a ser interrompido por três dias, mas já foi restabelecido e apenas os caixas de autoatendimento ainda não estão disponíveis, pois as máquinas encontram-se em manutenção e limpeza.

Congonhas - pelo menos 200 famílias precisaram deixar suas casas e estão em abrigos e alocadas em casas de parentes e amigos. Cerca de 30 ruas da cidade estão com risco de desabamento. A cidade também está com o serviço de abastecimento de água afetado. O atendimento na agência segue normal aos associados.

Ouro Preto - as estradas de acesso também estão fechadas em alguns pontos. População sofre com os riscos deslizamentos de terras e em alguns pontos houve evacuação dos moradores de imóveis por medida segurança. A agência em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi fechada por dois dias por prevenção, em decorrência do risco de deslizamento de terra junto ao Shopping Jardins, onde está instalada. Mas o atendimento presencial já foi retomado e o local não oferece riscos aos colaboradores e associados. 

Mariana - também está com alguns pontos de acesso obstruídos e famílias foram realocadas por risco de deslizamento de terras, além do abastecimento de água estar comprometido.

Comunidade também pode doar

Além da iniciativa da Sicredi Integração RS/MG, foi criado um canal de doações pelos colaboradores da cooperativa para que outras pessoas e também a comunidade possam auxiliar. A contribuição de qualquer valor pode ser feita através de PIX/QR Code (imagem anexada e disponível nas agências) até 31 de janeiro, podendo o prazo ser prorrogado mediante análise da situação. 

O montante arrecadado também será utilizado para compra de itens de maior necessidade pelas vítimas das enchentes. As identificações de demandas e destinações estão a cargo dos representantes das agências locais, que estão em contato direto com os municípios e entidades voluntárias de apoio à população.