Capa

Sinduscom VT

Sinduscom-VT e Acil pedem mais agilidade na aprovação de projetos de construção civil

08.10.2021  |  54 visualizações

Em audiência realizada nesta quinta-feira (7), na Prefeitura de Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo recebeu uma comitiva com lideranças do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A reivindicação é a maior agilidade na aprovação de projetos de construção civil pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), cujo titular da pasta, secretário Giancarlo Bervian, esteve presente. Presidente do Sinduscom-VT, José Zagonel afirmou que o objetivo é resolver o problema através do diálogo e da indicação de soluções, considerando a relevância econômica do setor. “A construção civil tem uma importância muito grande na nossa cidade”. E neste sentido, os empresários reforçaram o impacto de um empreendimento parado na geração de renda, empregos e impostos. 

O grupo apresentou alguns exemplos de atrasos em projetos, pediu maior bom senso nas análises, debateu aspectos da legislação, número de servidores e questões que possam ser melhoradas para não prejudicar o setor. Segundo o vice-presidente do Sinduscom-VT, Jairo Valandro, a demanda se concentra nos projetos de maior porte. “A gente percebe que o projeto Simplificado (programa Super Simplificado) está andando bem nas casas, mas precisa também ser implementado o mais rápido possível nos prédios”. Conforme ele, a desburocratização de algumas etapas pode acelerar o processo. 

O interesse em melhorar o serviço prestado foi manifestado pelo prefeito e secretário. “Não temos medido esforços para aperfeiçoar e agilizar”, garantiu Bervian. Ele comentou o êxito de do Seplan Digital e Super Simplificado, através do qual foram aprovados 206 projetos de residências e sobrados nos últimos cinco meses num prazo médio de 20 dias cada um, sendo a meta reduzir para 10. “Queremos lançar neste segundo semestre ainda o Super Simplificado dos Prédios”, afirmou. 

A reunião foi acompanhada ainda pelo diretor do Sinduscom-VT, Daniel Bergesch, e associados César Bergesch e Roberto Jachetti; além do representante da Acil, Leandro Eckert (que junto com Jachetti são ex-presidentes do Sinduscom-VT).