Capa

Estrela Multifeira 2021

Estrela Multifeira reúne órgãos responsáveis para debater infraestrutura e segurança do evento

11.08.2021  |  99 visualizações

Faltando menos de três meses para a abertura da Estrela Multifeira 2021, a comissão organizadora já direciona sua atenção para detalhes específicos que envolvem o ambiente do evento, como a infraestrutura do Porto, a segurança do local e das pessoas, bem como as rotas de acesso para veículos. Em reunião na manhã desta quarta-feira (11), o núcleo gestor iniciou as tratativas com órgãos responsáveis por cada um desses setores, dentre os quais o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e o Departamento de Trânsito, para que juntos possam garantir o sucesso da feira e o bem-estar de expositores e visitantes.

Presidente desta edição, Leandro Kremer ressaltou que os trabalhos da comissão têm ocorrido em paralelo à situação da pandemia, o que, por um tempo, gerou incertezas sobre a realização ou não do evento, mas que diante do cenário mais otimista em que nos encontramos, todos apostam na Estrela Multifeira como um marco na retomada dos negócios no Vale do Taquari. Por isso a importância e o desafio de se ofertar a melhor estrutura possível e de garantir a segurança de todos os envolvidos. “A partir de agora precisamos evoluir nessas questões, para quando chegar a hora, entregarmos à comunidade um evento seguro e organizado. É isso que a gente precisa e para isso que estamos trabalhando”, apontou Kremer.

Entre as medidas já encaminhadas está o Plano de Contingência exigido pelo Governo do Rio Grande do Sul, no qual estão descritos todos os protocolos sanitários a serem seguidos no decorrer da feira, desde o credenciamento, controle de acesso e higienização de ambientes, até a limitação de público, que neste momento está em 30% da capacidade do Porto, o que equivale a cinco mil pessoas por dia. O Plano foi pré-avaliado pelo Comitê de Crise do Estado e já está aprovado pela Secretaria de Saúde de Estrela, seguindo agora para análise do Comitê Técnico Regional da Amvat e posterior autorização do governo estadual. Segundo Kremer, uma reavaliação do Comitê de Crise deverá ocorrer em outubro, havendo a possibilidade de maior flexibilização conforme o quadro geral da pandemia no Rio Grande do Sul.

Com base no mapa da feira e de uma retrospectiva de ocorrências das edições anteriores, o grupo também definiu os próximos passos, que envolve o planejamento de efetivo para Brigada Militar e Bombeiros; melhorias no entorno do Porto; análise das possibilidades de rotas para acesso e saída, bem como a necessidade de sinalização das mesmas; e uma reunião para alinhamento de estratégias e posicionamentos com a equipe a ser contratada para a segurança privada do local. Participaram do encontro, além dos membros da comissão organizadora, cuja pasta de Segurança é coordenada por Adiel Krabe, o tenente Edilnei Vandré Gravina; capitã Carmine Brescovit; comandante Paulo Sulzbach; coordenador do Departamento de Trânsito de Estrela, Frederico Diehl; e o engenheiro responsável pelo PPCI , Vanius Saraiva.

A Estrela Multifeira 2021 ocorre de 29 a 31 de outubro e de 05 a 07 de novembro, no Porto de Estrela. O evento é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis) de Estrela em parceria com o Governo de Estrela e Câmara de Vereadores, e conta com os patrocínios confirmados de Lojas Benoit, Sicredi, Charrua - Combustível para sua vida, Forla - Visão do futuro, Certel 65 anos, Conpasul, Launer Química, Redemac Morelli e Nutritec.