Capa

Sindilojas VT

Fórum das Entidades reivindica maior fiscalização do trabalho irregular às vésperas do Dia das Mães

05.05.2021  |  169 visualizações

Na manhã desta quarta-feira (05), o Fórum das Entidades entregou ao secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Lajeado, Giancarlo Bervian, ofício reivindicando o acirramento da fiscalização do trabalho irregular por parte do poder público municipal. Representada pelos presidentes do Sindilojas VT, Francisco Weimer, e da Alsepro, Fabrício Schneider, a instituição que engloba a maior parte dos setores da economia do município, declarou a Bervian a preocupação com os prejuízos observados pelos comerciantes formais, especialmente nos dias que antecedem as comemorações do Dia das Mães.

O documento destaca que 65% dos empregos formais na atualidade advém da área comercial, sendo boa parte deles através de microempresas, as quais, além dos impactos provocados pelas restrições necessárias à contenção do avanço do Coronavírus, têm se sentido prejudicadas pela concorrência desleal do comércio irregular. As entidades observam o descumprimento das determinações do Decreto Municipal nº. 11.353 de 12/12/2019, que limita as áreas onde os ambulantes podem atuar e o número máximo de vendedores por quarteirão.

Ressalta-se ainda que os comerciantes regulares, além de gerar emprego e renda, contribuem para o desenvolvimento econômico do município, sendo ainda constantemente vistoriados por diversos órgãos; o que não ocorre com os trabalhadores ambulantes. Diante dessa disparidade, o Fórum das Entidades reafirma a necessidade de maior fiscalização, sob risco de sérias consequências sociais, econômicas e de segurança pública no município.